terça-feira, 28 de junho de 2011

Marina Silva adia anúncio sobre saída do PV previsto para esta terça-feira

O Globo


RIO BRANCO - A saída da ex-senadora Marina Silva do Partido Verde (PV), prevista para esta terça-feira (28), foi adiada por mais uma semana. A decisão veio após quatro horas de reunião na noite de domingo com o deputado federal Alfredo Sirkis (RJ) e o ex-deputado Fernando Gabeira.
Marina e seu grupo têm demonstrado descontentamento com a direção nacional do partido. Eles também reclamam da falta de espaço nas decisões da legenda. Eles cobram mudanças no processo de condução do PV. A possibilidade de Marina Silva anunciar a saída do PV vem se arrastando há algumas semanas.
Ela estuda o ingresso em outra legenda ou a criação de um novo partido, também focado em questões ambientais. Nos últimos dias, a ex-senadora tem feito reuniões com colaboradores e pretende se reunir com todos os segmentos sociais que apoiaram sua campanha para explicar a saída do partido.
Os aliados da ex-senadora devem retomar o Movimento Brasil Sustentável, de onde pretendem fazer a articulação política para 2014. O objetivo não é fundar um partido para disputar as eleições em 2012 – uma vez que não há tempo hábil para disputar a eleição municipal do próximo ano -, mas fazer com que o Movimento tenha potencial para se tornar um novo partido.
O grupo de Marina Silva tem batido de frente com o grupo do presidente da legenda, o deputado federal José Luiz Penna (SP), sobre a realização de mudanças internas, entre elas a democratização dos diretórios do PV.
Luciano Zica, que fez parte da coordenação da campanha de Marina Silva no ano passado, também deixará a legenda. De acordo com Zica e Brusadin, as conversas dos últimos dias com os apoiadores têm sido fundamentais para a ex-senadora avaliar a dimensão política da sua decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário