terça-feira, 28 de junho de 2011

Governo lança campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa


Encontro será nesta quinta-feira, no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 8 horas.


Com o objetivo de fomentar o debate e mobilizar profissionais da área e representantes da sociedade civil a refletir e discutir sobre as formas de enfrentamento aos vários tipos de violência cometidos contra idosos, o governo do Estado lança nesta quinta-feira, 30, a campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.
“O encontro será uma oportunidade de mobilizar cada vez mais instituições para identificarmos a prática de violência e também intensificar as ações para diminuir o número de casos. Muitas vezes a violência é realizada de forma velada, e quanto mais informações sobre o assunto, mais eficazes serão as respostas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres.
Durante o seminário, serão divulgados materiais educativos, como a cartilha “Rompendo o Silêncio: Faces da Violência Contra a Pessoa Idosa”, a ser distribuída aos representantes de cada município que trabalham com idosos e que também ficará disponível na internet.
Na cartilha a violência contra o idoso é definida como ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional das pessoas com mais de 60 anos, impedindo o desempenho de seu papel social. E traz ainda informações relacionadas aos tipos de violência, formas de prevenção e perfil da vítima e do agressor.
De acordo com uma das consultoras da cartilha, Gilzeli Vieira, uma das formas mais comum de violência é aquela relacionada à exploração imprópria ou ilegal, ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais. “Nossa meta é munir as pessoas de informações para que elas possam procurar seus direitos”, lembra.
No evento, ainda serão realizadas várias atividades, como palestras, mesas-redondas, debates e divulgação de trabalhos acadêmicos sobre a temática. Para a coordenadora do Centro Dia, responsável por oferecer aos idosos atendimento especial, Francisca Pinho Cavalcante, a realização do seminário é salutar por incluir a temática no centro das discussões. “É importante que os idosos saibam dos direitos, para identificar quando eles estão sendo violados”, 

Um comentário:

  1. Tava dando um rolé na net e vi teu blog parceiro, aliás é de muito bom gosto.
    é bom ter concorrentes amigos, dar uma olhada ai no meu, uma boa parceria e uma divulgação virtual de qualidade garantem 35% a mais de clientes. qualquer coisa tamos ai. pra qualquer negoço http://tinfortech.blogspot.com/

    ResponderExcluir